25 de setembro de 2009

25 SETEMBRO - DIA DO RÁDIO

Por coincidência, hoje, início do curso descentralizado sobre o uso de mídias na educação, é o Dia do Rádio.
Segundo informações do site www.educacao.uol.com.br, o rádio foi inventado por Guglielmo Marconi, no início do século XX e a primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 07/09/1922, numa estação de rádio instalada no Corcovado. Assim como ocorreu com Santos Dumont e os irmãos Wright na invenção do avião, o rádio também tem, em sua história, uma marca brasileira, pois Roberto Landell de Moura havia realizado experiências semelhantes à de Marconi.
Conheça mais sobre esta história, sobre as radionovelas, rádio pela Internet e outras curiosidades, acessando o site http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u52.jhtm.
Veja alguns modelos antigos de aparelhos de rádio:






Em nossa Escola, o rádio era uma paixão da Profª Jane de Fátima Nowasco da Silva, a qual sempre teve vontade de colocar em prática um projeto utilizando esta mídia; em 2006, usando uma antiga caixa de som, um microfone e um aparelho de som, viu seu projeto sair do papel: surgia a RÁDIO-ESCOLA, uma das atividades do Projeto Construtores da Paz.


 Em 2007, a ALCOA fez uma doação de R$ 11.650,00 para o Projeto e, então, a Profª Jane viu seu sonho tornar-se verdadeiramente realidade: com o valor doado foi possível adquirir mesa de som, microfones, caixas de som para o pátio, corredores e salas, além de um notebook para a montagem dos programas, armários, mesas, cadeiras e divisórias para o "estúdio".



 

 Assim, a Profª Jane e o Prof. Fabrício Constantino Costa, seu companheiro na atividade, puderam montar os programas com alunos da Escola; de lá para cá, diversas programas e entrevistas ao vivo aconteceram.

Alunos preparando programa

Alunos entrevistando Edla Zim da Silveira, relações-públicas da Tractebel Energia

Professores Jane e Fabrício


Alunos de 5ª a 8ª apresentando programa


Alunos de 3ª e 4ª séries apresentando programa

PARABÉNS a todos os radialistas, os amadores como os de nossa Escola, e os profissionais, como Paulo Garcia e André Leandro, que colaboraram com a Professora Jane no início da atividade, dando dicas e oferecendo sua valiosa experiência como suporte para o desenvolvimento da rádio-escola.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde povo "Rufiniano"!!!!

Adorei a reportagem sobre o rádio. Sinto falta dos recadinhos que os alunos me mandavam. E quer saber.... sinto falta tambem dos eventos, projetos... que são maravilhosos!!!!!
Beijos a todos em especial aos alunos.