O uso de
aparatos tecnológicos está cada vez mais disseminado entre os alunos.
Notebooks, celulares, smartphones, tablets e diversos aplicativos de inserção
nas redes sociais são usados frequentemente e com grande facilidade pelos
estudantes.
Acompanhar o
ritmo da chamada Geração Z, formada por pessoas nascidas, conjuntamente, com o
avanço das novas tecnologias, é um desafio diário para professores,
independente da disciplina que leciona ou escola em que dá aula.
Para
incentivar os professores a usarem a tecnologia como ferramenta de
aprendizagem, foi apresentado nesta quinta-feira (6), na Fundação Municipal de
Educação, o projeto “Mídias nas Escolas”.
O projeto,
iniciativa da assessora de Língua Portuguesa e professora dessa disciplina,
Jane Novasko da Silva e da coordenadora de Ensino e Políticas Educacionais,
Sara dos Santos, foi apresentado, inicialmente, aos professores Língua
Portuguesa, Geografia e História, que aprenderam novas formas de usar a
tecnologia para tornar as aulas mais dinâmicas e atraentes.
O auditório da
fundação transformou-se em um verdadeiro laboratório multimídia, no qual
diversas tecnologias se uniram, comprovando que a convergência das mídias pode
trazer ganhos significativos
ao processo de ensino-aprendizagem. “Nossos alunos já estão muito à frente
nessa área e o professor tem que se atualizar para despertar o interesse dessa
geração que é dinâmica, pois já nasceu sabendo utilizar todas essas tecnologias
ao mesmo tempo”, salienta a professora Jane.
E esse
conhecimento prático e a versatilidade tecnológica dos estudantes foram, de
fato, atestados durante a explanação do projeto. Os alunos Dhener Sotero, 14,
Matheus Branhan, 14 e José Luiz de Souza, 13, da escola Manoel Rufino
Francisco, deram o suporte ao evento. “Eles montaram toda a estrutura e estão
fotografando. Tudo isso, será, posteriormente, disponibilizado nas redes
sociais e publicado no jornalzinho da escola”, explica a professora Jane.
Para a
coordenadora de Ensino e Políticas Educacionais, Sara dos Santos, a adoção da
tecnologia em sala de aula é algo cada vez mais necessário. “A mídia faz parte
do nosso cotidiano e o grande desafio do educador é utilizá-la a favor do
conhecimento. Professores e alunos são co-autores desse processo. O professor
oferece o conhecimento científico e o aluno traz o conhecimento prático”,
salienta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário